“Saber comer é saber viver”
A Roda dos Alimentos destina-se à educação alimentar da população em geral e foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.
Tem o formato circular original, associando-a ao prato utilizado às refeições, inclui a água no centro desta sua mais recente representação gráfica. Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.
A Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas. As seguintes percentagens referem-se à DDR (dose diária recomendada) que deve ser consumida.
- Cereais e derivados, tubérculos – 28%
- Hortícolas – 23%
- Fruta – 20%
- Lacticínios – 18%
- Carne, pescado e ovos – 5%
- Leguminosas – 4%
- Gorduras e óleos – 2%
No site da Direcção-Geral da Saúde podes encontrar mais informações sobre a “Roda” e outras sobre alimentação, tais como: as recomendações nutricionais e alimentares para a população portuguesa, princípios para uma alimentação saudável, como diminuir o consumo de gordura, açúcar e sal, e como aumentar o consumo de hortaliças, legumes e frutos.