quarta-feira, 17 de abril de 2013

Deixemos o sexo em paz

Deixemos o Sexo em Paz

O Projeto Educação para a Saúde organizou mais uma atividade destinada à exploração da temática da Sexualidade. Esta iniciativa realizou-se na cantina da Escola - sede, na tarde de quinta-feira, dia 14 de Março e destinou-se a várias turmas desde o 8º ano de escolaridade até ao 10º ano, incluindo o curso profissional e o ensino regular, e ainda a turma CEF.
Com o nome “Deixemos o Sexo em Paz”, a peça é uma adaptação do texto escrito pelo dramaturgo italiano Dario Fo. É um espectáculo em tom de comédia, profundamente didáctico e perfeitamente integrável no programa de educação sexual, que tem alcançado imenso êxito junto do público em geral e estudantil.
A companhia de teatro “Maria Paulos” apresentou, de forma ímpar e bem-humorada, um divertidíssimo monólogo onde, a brincar, se trata muito a sério dos assuntos do sexo que ainda são tabu. A peça é representada pela atriz Maria Paulos, na qual interpreta 21 personagens diferentes, sempre com muita energia, que encantou o público. A encenação é de Carlos Gualdino.
O objetivo foi o de informar e desmistificar problemáticas relacionadas com o tema da sexualidade. A audiência mostrou-se visivelmente interessada, à medida que a atriz ia, através de palavras, gestos e mímica, tocando em aspetos fundamentais da temática do sexo e dos seus tabus.
Através do riso, mas sem perder o sentido da informação, MARIA PAULOS dirige-se ao público, numa pequena intervenção em que frequentemente interage com este, para falar, partindo de pequenos factos do dia-a-dia, de temas tão delicados e pertinentes como: gravidez na adolescência, aborto, afetos, contraceção, mitos da sexualidade, machismo, dificuldade de comunicação entre pais e filhos, preconceitos, entre outros.
“Deixemos o Sexo em Paz”, além de ser um belo exercício teatral, trata, de uma forma divertida e risonha, um tema geralmente solenizado, chamando a atenção para a importância que tem uma sexualidade bem vivida, por gente bem informada sobre os riscos hoje existentes e também para uma atitude de liberdade que não exclua nunca, a responsabilidade nem o prévio esclarecimento, cuja falta é responsável por tantas vidas destroçadas. Partindo do princípio que a ignorância não aproveita a ninguém, esta é ainda uma obra de um teatro de qualidade e simultaneamente comercial, porque dirigido a um vasto público, usando um tom de comédia e riso para abordar problemas reais, desmontando o ridículo e a pomposidade de tantas situações, resultantes sobretudo, do desconforto e da incomodidade de como a maior parte dos adultos trata e vê o sexo. Responsável ainda, pela sua incapacidade de dar resposta à curiosidade dos adolescentes, que iniciam cada vez mais cedo e muitas vezes de uma forma errada, “às escuras” a sua vida sexual.
No final do espetáculo todos aplaudiram mostrando-se satisfeitos com a dinâmica do mesmo e a maneira como o assunto “sexualidade” foi tratado.
Recomendamos!


Maria Paulos – breve BIOGRAFIA
Atriz profissional desde 1990, desenvolve também a sua atividade nas áreas da música e artes plásticas.
Funda em 2004 a companhia de teatro “COMPANHIA PROFISSIONAL DE TEATRO MARIA PAULOS” com Carlos Gualdino (Encenador) no Parque Mayer em Lisboa. Tem como objetivo a produção de espetáculos profissionais de qualidade dirigidos a vários públicos nas vertentes do Teatro, Animação, Música e Educação.
Foi vocalista do quinteto de Jazz “JAZZIN’” e da banda de originais portugueses “PURA TERTÚLIA”. Em 2006 foi convidada a integrar a PHIL MENDRIX BAND como vocalista. Participou no CD “Phil Mendrix Solos”.
Funda em 2007 a sua própria banda “MARIA PAULOS GANG” tendo atuado no mítico HOT CLUB PORTUGAL e também no CABARET MAXIME, SANTIAGO ALQUIMISTA, SPEAKEASY, MUSIC BOX LISBOA, LOTUS BAR, BEJAZZ, entre outros.
Foi assistente do pintor, cenógrafo e figurinista MARIO ALBERTO.
Expôs no espaço principal da Galeria de Exposições do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão (Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa) no Fórum Cultural “O Estado do Mundo”.
Tem em preparação mais uma nova exposição de obras suas.



As várias turmas assistiram ao teatro na cantina da escola

Sem comentários: